Leque M - Etnia Tuyuka - AM

Frete Grátis
Código: BYLUDDZLR
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Etnia Tuyuka

Povo indígena do Amazonas pertencente à família dos Tukano, os Tuyuka se autodenominam “filhos da cobra de pedra”, um ser lendário que, ao descer pelo rio Negro vindo do norte, foi se transformando em várias outras cobras (os afluentes do rio), dando origem a diversos povos. Hoje, os seus quase mil indivíduos habitam o noroeste do estado do Amazonas ao longo do Alto e Médio Rio Negro, afluentes do rio Uaupés e partes da Colômbia.

Um aspecto cultural interessante dos Tuiuka é a sua formação escolar. Com a atuação das Missões católicas na região durante o século XX, muitos integrantes dessa tribo foram trazidos para o sistema escolar tradicional. Com o declínio do número de professores ao longo das décadas, suas aldeias se organizaram para manter o ensino escolar vivo, mas agora integrado à sua própria cultura. Desse processo nasceu a Escola Utapinopona-Tuyuka, uma escola indígena autônoma que usa a própria língua no seu processo de ensino, ajudando assim a preservação de seus saberes tradicionais. Dentre estes, destaca-se seu conhecimento secular na fabricação de leques, redes, cestos e outros objetos feitos com fibra de buriti ou palha, e também na construção de canoas de madeira, item importante para locomoção na Amazônia.

ESPECIFICAÇÕES:

Estado: Amazonas

Material: fibra natural

Cor: colorido

DIMENSÕES:

Largura: 30 cm
Altura: 25 cm
Profundidade: 3mm
Peso 0,025 KG

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Paiol é um ponto de referência para quem procura objetos artesanais brasileiros representativos das mais importantes tradições de cada região do país. Mestres consagrados, artistas novos, produções de tribos indígenas localizadas nos quatro cantos do Brasil .

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

Loja Paiol - CNPJ: 08.701.506/0001-30 © Todos os direitos reservados. 2021