MEHINAKO
Norte do Estado do Mato Grosso - Brasil
Descobertos durante a expedição do explorador alemão Karl von den Steinen em 1884, quando toda a área do Alto Xingu foi finalmente desbravada pelos exploradores europeus, os índios mehinakos estão estabelecidos na margem esquerda do rio Curisevo, no norte do estado do Mato Grosso. Tribo com língua própria, mas sem escrita, eles formam parte de uma grande cadeia de inter-relações com outros povos indígenas que vivem na mesma região, dentro da qual é permitido o casamento com integrantes de outras tribos.
Uma parte muito interessante do artesanato criado pelos mehinakos é o seu trabalho em madeira. Usando troncos de árvores, eles esculpem pequenos bancos em formatos de animais da região, como onças, macacos, tatus e aves, os quais, após esculpidos, são lixados e pintados com grafismos próprios dessa etnia.
Especificação:
Cunho em palha e madeira da étnia Mehinako
Estado: Mato Grosso
Cor: Colorido
INSTRUÇÃO:
Limpar com pano seco
DIMENSÕES:
Altura: 24cm
Diâmetro: 26cm
Peso: 0,085 gr
A Paiol é um ponto de referência para quem procura objetos artesanais brasileiros representativos das mais importantes tradições de cada região do país. Mestres consagrados, artistas novos, produções de tribos indígenas localizadas nos quatro cantos do Brasil .